Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Timóteo (MG) - HMVB inicia o Plano de Gerenciamento de Catástrofe
 


 

Evento no Hospital e Maternidade Vital Brazil na última semana marcou a apresentação do Plano de Catástrofe do HMVB, que tem como objetivo a interação entre a instituição e o convidado, a fim de estabelecer uma parceria colaborativa para a condução de trabalho, visando sempre a segurança do paciente.

Vários órgãos públicos e particulares estiveram presentes, como Aperam, Polícia Militar, Hospital José de Morais (Coronel Fabriciano), Defesa Civil de Timóteo, João Otávio (UPA), Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal de Timóteo.

O plano foi apresentado pelo Diretor Clínico do HVMB, Dr. Felippe Feitosa, e a Enfermeira da Qualidade, Elaine Silva. Estiveram presentes ainda o Diretor Técnico, Rogério Machado, e o Enfermeiro Dennes Quintão, coordenador do Pronto Atendimento.


Prevenção e qualidade na assistência
Catástrofe é uma situação na qual o número de vítimas excede a capacidade de atendimento. Quando temos uma ocorrência de dimensões maiores, na qual além de um grande número de vítimas, temos o envolvimento do meio ambiente com dificuldades de comunicação, transporte, abastecimento, infraestrutura e logística, estamos diante de uma catástrofe.

Plano de atendimento de catástrofes são ações que visam organizar e racionalizar os recursos disponíveis através de um planejamento estratégico.


Núcleos e códigos
NSG (Núcleo de Gerenciamento de Catástrofe): Atendimento de situações que exijam esforços extras da equipe multiprofissional. No Pronto Socorro do HMVB, esse núcleo age para manter a qualidade e a continuidade da segurança assistencial ao paciente e garantir que a eficácia da Gestão de Risco seja mantida.

CÓGIGO C: Os recursos humanos e materiais do setor não são suficientes para atendimento às vítimas. O recrutamento é feito em outros setores ou no domicílio.


Parcerias
Cada setor do HMVB irá se integrar e ser informado do seu papel mediante um caso de catástrofe. Dentro do plano temos também a integração com Pastoral da Saúde, grande parceira nesses planos. “Os convidados confirmaram integração juntamente com HMVB para que o plano seja uma referência e se colocaram à disposição para realização de uma ação simulada, que será realizado após o treinamento dos colaboradores da instituição”, destacou Elaine Silva.

Data: 27.11.2018


 


     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados