Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Taubaté (SP) - Correio pneumático: HR investe em tecnologia
 


 

Com o objetivo de otimizar e dar segurança no transporte de insumos, material biológico e medicamentos dentro dos setores da instituição, o Hospital Regional do Vale do Paraíba irá inaugurar o Correio Pneumático. Trata-se de um sistema de transporte interno de materiais, através de uma rede de tubulação que está interligando vários setores no prédio.

Os materiais são colocados em cápsulas, que podem chegar a uma velocidade de 7m/s (metros por segundo), o que faz, por exemplo, que uma amostra coletada no Laboratório possa estar, em instantes, na área técnica e já ser processada. Isso porque todos os envios saem do seu local de origem, vão até a central, localizada na casa de máquinas, e de lá se dividam para seus destinos, tudo de forma automatizada.

Todas as Unidades de Internação terão estações de envio e recebimento. Além delas, haverá estações no Centro Cirúrgico, UTI's, Laboratório, Pronto Atendimento Adulto e Suprimentos. A reforma para passagem dos tubos que levarão as cápsulas até as estações se iniciou em maio, sob a supervisão da Manutenção, e já está em sua fase final.

“Em um estudo realizado em 2010 comprovou-se que um insumo poderia levar até 40 minutos para chegar ao seu destino. Essa tecnologia traz para nós um diferencial. Com o Correio podemos não só ganhar em tempo, mas em segurança, já que é possível rastrear todos os insumos e ter assertividade no envio e recebimento”, comenta o Gerente de Suprimentos do HR, Jefferson Verçosa.

A nova tecnologia do correio pneumático foi citada como o principal avanço para os hospitais do futuro, na revista Época Negócios, em junho de 2018. Isso faz do Hospital Regional do Vale do Paraíba um dos principais hospitais em busca de melhoramentos tecnológicos, para realização de um atendimento cada vez melhor para os pacientes. Além da rapidez com que os medicamentos e exames laboratoriais chegarão aos setores, há ainda vantagens acopladas ao uso do correio pneumático:


• Medicamentos e exames deixam de cruzar áreas com circulação de pessoas, evitando possíveis acidentes;
• Melhor controle dos materiais, diminuindo o estoque dos produtos nas unidades;
• Controle e segurança no envio de materiais sensíveis e de uso controlado através de senhas de envio e recebimento;
• Produção de avaliações estatísticas de todos os envios.


Como funciona:
O sistema funciona através de motores posicionados à vácuo e pressão. O correio pneumático é acionado por um botão no seu painel, que envia as informações para a placa eletrônica administradora de comando, fazendo os motores ligarem e enviando a cápsula pela tubulação até o local desejado em poucos segundos.



Data: 01.10.2018


 


Obras na Central, localizada na casa de máquinas do 4º andar


Estação localizada no posto de enfermagem do 8º andar

     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados