Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Mariana (MG) - Palestra no HMH conscientiza profissionais
 


 

Nos dias 20 e 21 de setembro o Hospital Monsenhor Horta promoveu a palestra “Sífilis: as faces de uma doença silenciosa e que pode matar”, apresentada pela enfermeira Daniela Magno, mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp.

O objetivo foi sensibilizar os profissionais do HMH quanto à prevenção da Sífilis, doença sexualmente transmissível (DST), infectocontagiosa, causada pela bactéria Treponema pallidum.

A palestra foi uma dinâmica, com relato de experiência de vida, na qual todos ficaram muito satisfeitos com a informações obtidas, com abertura a um bate papo descontraído durante a palestra.


Cura
A sífilis tem cura e o tratamento é feito com antibióticos, especialmente a penicilina. Porém, os danos que a infecção pode provocar nos órgãos algumas vezes são irreversíveis. Ela acomete todo o organismo e tem evolução lenta, com períodos de manifestação aguda e períodos de latência, ou seja, sem manifestações.

No Brasil, entre 2015 e 2016, os casos de sífilis adquirida aumentaram em 27,9%, resultando em uma epidemia da doença. Em 2015, houveram 6,5 casos de bebês infectados a cada 1000 nascidos vivos. Isso representa mais de 10 vezes o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.


Cuidados
As formas de contagio da sífilis são: relação sexual sem preservativo; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para o bebê, durante a gestação ou no parto. A prevenção da sífilis envolve: evitar contato sexual se detectar lesão genital no(a) parceiro(a); realizar pré-natal em caso de gravidez (Sífilis Congênita).


Data: 28.09.2018


 




     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados