Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Formosa (GO) - São Camilo reforça cuidados com o colesterol
 


 

Esta quarta-feira. 8 de agosto, marca o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, doença silenciosa e que traz grandes perigos para a saúde. Por não apresentar sintomas, ele pode ser desenvolvido devido ao fator hereditário, mas pode ser agravado pelos hábitos de vida. De acordo com a endocrinologista do Hospital São Camilo de Formosa, Dra. Daniela Gebrim, o colesterol elevado é um importante fator de risco para aterosclerose, particularmente a doença coronariana, que se manifesta com a angina de peito e o infarto do miocárdio.

“Manter um estilo de vida ativo e uma dieta pobre em gordura saturada contribuem para o tratamento e ajudam a manter o colesterol controlado”, explica a médica.

Presença de sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, hábito de fumar, histórico familiar de infarto, devem ser consideradas quando se determina o nível ideal de colesterol para cada paciente. “A avaliação do resultado é feita de acordo com esses fatores de risco apresentados pelo paciente”, destaca a endocrinologista.


Riscos
Vale lembrar que o colesterol tem funções importantes no organismo. Ele é transportado no sangue em partículas denominadas lipoproteínas. As com baixa densidade (chamadas de LDL) são responsáveis pelo transporte do colesterol para as células onde é utilizado. As lipoproteínas de alta densidade (chamadas de HDL) retiram o excesso de colesterol da circulação levando de volta para o fígado. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL é impropriamente denominado de "mau" colesterol, devendo ser reduzido quando em nível elevado. O HDL colesterol elevado revela eficiência da remoção do excesso de colesterol, sendo conhecido como "bom" colesterol.


Data: 08.08.2018


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados