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Nova Venécia (ES) - Hospital São Marcos destaca importância do prontuário
 


 

A qualidade das informações no prontuário do paciente é imprescindível para o desenvolvimento do trabalho da equipe de Monitoramento e Avaliação do Hospital São Marcos e de qualquer instituição de saúde que se preze a uma boa assistência. E todo o avanço pelo qual passou o HSM nos últimos dois anos mostra a importância do monitoramento das informações e assistência prestada a paciente. No início de 2016, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Equipe de Monitoramento e Avaliação de Contratos e Convênios da Superintendência Regional de Saúde – Região Norte/ES, iniciou o monitoramento dos instrumentos de parceria (Termo de Convênio e Termo de Fomento) firmados entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Hospital São Marcos, referente a incentivo para complementação de serviços de Assistência Hospitalar aos Usuários Sistema Único de Saúde – SUS.


Esses serviços atendem a munícipes da região de abrangência da Entidade Filantrópica, sendo a mesma, referência para alguns municípios da área de obstetrícia, atendimento de urgência e emergência e internação de curta duração para pacientes com transtornos mentais.


Avanços
“Após dois anos de sistemático trabalho de equipe, é notório o salto de qualidade nas informações registradas nos prontuários do Hospital São Marcos, tal como uma maior transparência nas ações executadas pelos profissionais de saúde que prestam assistência ao paciente, o que só trouxe melhorias”, destaca o diretor administrativo do hospital, Alessandro Aguilera. Segundo ele, um prontuário bem preenchido proporciona maior agilidade na rotina de averiguação do cumprimento das metas assistenciais quantitativas e qualitativas, pactuadas nos termos de parceria.


Melhorias
Além disso, o Hospital São Marcos passou a dar maior atenção ao SAME - Serviço de Arquivo Médico e Estatística como um todo, melhorando as condições de trabalho da equipe com novas instalações, mobiliários e local para arquivo dos prontuários, conforme explica Elza Machado Martinho, uma das responsáveis pelo Monitoramento e Avaliação dos Contratos e Convênios da Superintendência Regional de Saúde – Região Norte/ES.


O Hospital São Marcos conta com uma equipe de faturamento formada por quatro profissionais, além de uma equipe de auditoria e qualidade formada por mais três profissionais. “Essa equipe atua diretamente na resolução das pendências e melhoria na qualidade das informações descritas no prontuário, importantes para o sucesso no tratamento”, frisou Ulysses Silva, enfermeiro da Qualidade e Auditoria.


Data: 27.06.2018


 
     

 

 

 

 


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