Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Nova Venécia (ES) - Hospital São Marcos apresenta uma das menores taxas de Infecção Hospitalar do estado
 


 

O Hospital São Marcos conta com uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) atuante e formada por uma equipe multidisciplinar (enfermeiro de CCIH, farmacêutico, médico, entre outros profissionais), que atuam de forma intensa nas ações de combate às infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS).


Importantes resultados obtidos pela CCIH colocam o Hospital São Marcos como um dos que apresentam as menores taxas do estado do Espírito Santo. Os percentis de infecção de sítio cirúrgico (ISC) em cesárea, por exemplo, de 1, 22%, bem abaixo da taxa estadual (1,98%).


Entre as atividades desempenhadas pela CCIH destaca-se a busca ativa e vigilância das infecções hospitalares entre os pacientes, avaliação e orientação de técnicas relacionadas com procedimentos invasivos, educação continuada dos profissionais de saúde em prevenção de infecções, monitoramento do serviços de limpeza/desinfecção e mensuração de indicadores relacionada a assistência a saúde do paciente internado no Hospital.


“A infecção hospitalar é um dos principais fatores de risco que podem acometerem os pacientes hospitalizados, diante disso, as ações de controle são fundamentais para garantir a segurança dos pacientes, um dos métodos de controle é a criação de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que tem como objetivo de reduzir os riscos de infecções”, afirma, Emanuelle Louzada, Enfermeira da CCIH.


Ações simples, mas que se forem rotineiras são fundamentais para alcançar esses resultados, como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70%, antes de entrar em contato com o paciente, antes de tocar objetos e áreas próximas, após procedimentos e depois do contato com o paciente, são um dos principais momentos que ajudam a prevenir esse tipo de problema.


Data: 27.06.2018


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados