Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Formosa (GO) - São Camilo reforça importância do combate à asma
 


 

A asma, uma doença pulmonar crônica em que ocorre inflamação das vias aéreas, que conduzem o ar para os pulmões, não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento. E o Dia Nacional do Combate à Asma, lembrado em 21 de junho, busca alertar sobre os cuidados para conviver com a doença, também chamada de bronquite ou bronquite asmática. Pessoas de qualquer idade podem sofrer de asma, mas, a maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum a manifestação em membros de uma mesma família.


Causa
Estão relacionados à ocorrência de asma fatores genéticos, ambientais, fumaça de cigarro, poeira doméstica e ácaros, ou desencadeantes, como infecções das vias respiratórias por vírus, medicamentos, entre outros. Pais fumantes levam a um aumento considerável da susceptibilidade nas crianças às crises asmáticas.

As crises de falta de ar são os sintomas mais comuns. Mas, problemas crônicos também indicam a doença, como tosse seca, cansaço, chiado e sensação de opressão no peito.


Cuidados
Para amenizar os sintomas e evitar as crises, são necessárias algumas medidas preventivas:
- ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;
- evitar ambientes com muita poeira e ácaros;
- não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;
- proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;
- prevenir-se contra gripes e resfriados;
- praticar exercícios respiratórios, como natação e ioga.


Data: 19.06.2018


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados