Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Taubaté (SP) - HU de Taubaté integra Projeto ‘Apice On’
 


 

O projeto Apice On (Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia) é uma iniciativa do Ministério da Saúde para qualificar os Hospitais de Ensino, como é o caso do Hospital Universitário de Taubaté, nos processos do parto, através práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.


O HU é referência materno-infantil na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e aderiu ao projeto, que teve início com a constituição de um Grupo Estratégico Local, que reune vários profissionais do HU, entre eles médicos e enfermeiros do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Maternidade e Neonatologia, bem como com a articuladora da Saúde da Mulher do DRS.


No mês de março foi realizado um Seminário local sobre o Apice On, com objetivo de apresentar o projeto para Taubaté e região. O evento contou com apresentações do Coordenador do Serviço de Obstetrícia, Dr. Gregório Acácio, da Gerente de Enfermagem, Roberta Calderaro, do Médico do PSGO, Lucas Aquino, e do Coordenador Médico da UTI Neonatal, Dr. Claudio Aguiar. Na ocasião foram apresentados os indicadores materno-infantil do HU, a utilização do D.I.U. como método de anticoncepção, orientações para boas práticas nos cuidados aos recém-nascidos e abortamento incompleto.


O seminário contou com a presença de médicos e enfermeiros da rede básica do município, profissionais do HU, além de alguns convidados de municípios vizinhos para o qual o HU é a referência para a gestação de alto risco. “Esse seminário foi um marco importante para adesão do HU. Esperamos realizar um trabalho sólido, com discussões, atuando diretamente nas dificuldades hoje encontradas, e isso envolve a quebra de alguns paradigmas. Acreditamos que o Projeto Apice On seja um facilitador para a quebra desses paradigmas e que alguns passos importantes já foram dados em nossa instituição”, explicou a Coordenadora de Enfermagem, Roberta Calderaro.


Visita a São Paulo
Já neste mês de maio, a Comissão do HU foi até São Paulo participar de um seminário do Projeto, que reuniu representantes de 16 hospitais do estado de São Paulo que fazem parte do Apice On.

Na ocasião os hospitais apresentaram seus avanços e depois integraram uma mesa redonda para discutir melhorias e os principais desafios do Projeto.


Data: 28.05.2018


 



     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados