Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Formosa (GO) - Hoje é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
 


 

Hoje, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data serve de alerta para a sociedade, já que aproximadamente 23% da população brasileira é hipertensa. Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

Os fatores de risco para Hipertensão Arterial são hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados; sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão; ser fumante; e hereditariedade, em caso de pai ou mãe com hipertensão, o que eleva para 30% as chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%.


O que é?

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias, quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Quando a pressão está em 12 por 8 ou menos, tudo funciona bem, mas quando a pressão está continuamente aumentada, alguns órgãos importantes como o coração, o cérebro, os rins, os olhos e as próprias artérias, entre outros, sofrem maior desgaste e podem surgir doenças.


Estilo de vida

O exercício físico faz parte do tratamento da hipertensão. Os melhores exercícios são os aeróbicos como caminhados, corridas, ciclismo ou natação. A intensidade do treinamento deve ser orientada individualmente. O importante é acumular pelo menos 30 minutos de exercícios ao dia.

Importante também ter uma alimentação saudável. Dietas com maior consumo de vegetais e ricas em potássio, magnésio e cálcio, não são difíceis de serem seguidas. Elas reduzem significativamente a pressão e atenuam ou eliminam a necessidade de medicamentos.


Riscos

A hipertensão Arterial eleva as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, dentro outros. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem não se trata pode ter uma redução na expectativa de vida em até 16,5 anos. Venha consultar com os nossos cardiologistas e verificar como anda a sua saúde, ligue e agende o seu horário 3631-2520.
Hospital São Camilo, cuidando da sua vida com excelência.


Data: 26.04.2018


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados