Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Resplendor (MG) - Profissionais do HNSC participam de treinamento sobre investigação de óbitos
 


 

Com o objetivo de capacitar e qualificar os profissionais de saúde para desenvolver investigações de óbitos e propor medidas de intervenção em diferentes contextos sociais, foi realizado na Superintendência Regional de Saúde, em Governador Valadares (SRS-GV), através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, uma capacitação sobre Investigação de Óbitos para enfermeiros dos municípios da sua área de abrangência e representantes de instituições hospitalares da região. O Hospital Nossa Senhora do Carmo foi representado pela enfermeira Marcela Portugal Martins, que irá multiplicar o conhecimento adquirido a toda equipe.


Os participantes foram treinados sobre investigação de óbito materno e infantil, causa mal definida e arbovírus, de acordo com as portarias ministeriais de referência e o protocolo de investigação de óbitos por arbovírus, que estabecem os fluxos e prazos. A proposta foi relacionar as medidas de prevenção por meio de articulação das experiências práticas com os conhecimentos atualizados e a contextualização política.


Segundo a referência técnica em investigação de óbitos da SRS-GV e coordenador da capacitação, Wilson Silva Lima Júnior, no Brasil a vigilância do óbito é uma experiência que se qualifica e se aprimora continuamente. ”A partir do fortalecimento dos sistemas de informação em saúde, como o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), a vigilância pode encontrar evidências necessárias para subsidiar o desenvolvimento das políticas públicas em saúde e, consequentemente, aprimorar à atenção à saúde em todo o país”, destacou.

--


Data: 20.12.2017


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados