Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Resplendor (MG) - Hospital Nossa Senhora do Carmo inicia projeto para recém-nascidos com polvos de crochê
 


 

Destinados aos recém-nascidos, polvos remetem ao cordão umbilical e transmitem segurança do útero
Por meio de doação de uma artesã de Resplendor, o Hospital Nossa Senhora do Carmo iniciou o projeto de humanização e assistência aos recém-nascidos: polvos de crochê, confeccionados em cores vivas que não desbotam e que contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva dos bebês. Isso porque são colocados nas incubadoras dos prematuros e oferecem conforto, segurança e tranquilidade. Seus tentáculos lembram o cordão umbilical da mãe.

“Quando os bebês abraçam o brinquedo, os tentáculos do polvo remetem ao cordão umbilical, assim eles sentem a segurança do útero. De acordo com relatos de pais e profissionais da saúde que receberam o projeto, o uso do polvo de crochê parece acalmar os pequenos, ajudando a normalizar a respiração, os batimentos cardíacos e evita que eles puxem os fios dos monitores e tubos de alimentação”, relata a gerente de enfermagem, Marcela Portugal.

Os brinquedos são cuidadosamente confeccionados, com pontos bem unidos para não oferecer nenhum risco aos pequenos. A doadora, Renata Martins, propôs ao hospital a implantação do projeto e já confeccionou vários polvos para outros hospitais e teve o desejo de contemplar o hospital de sua cidade.

“O objetivo é ajudar bebês recém-nascidos prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis nas incubadoras. Antes de colocar o polvo em contato com os prematuros, ele é esterilizado em autoclave no hospital e quando o bebê recebe alta do hospital, ele pode levar o brinquedo para casa”, confirma.

O HNSC não possui UTI neonatal, porém, mesmo sendo referência em atendimentos de média complexidade, registra partos prematuros, em que os bebês devem permanecer em tratamento na incubadora. Os polvos foram recebidos com muita alegria pela equipe, que valoriza as ações de humanização.



Data: 21.11.2017


 


     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados