Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Resplendor (MG) - HNSC realiza primeira Gastrostomia Endoscópica Percutânea
 


 

Procedimento minimamente invasivo dá suporte nutricional adequado a pacientes com incapacidade de ingesta oral espontânea


Com o objetivo de elevar a qualidade na assistência prestada pelo Hospital Nossa Senhora do Carmo, foi iniciada a realização do procedimento de Gastrostomia Endoscópica Percutânea, destinado ao fornecimento da dieta enteral por tubo colocado no estômago (gastrostomia) por endoscopia (via endoscópica) através da pele (implantação percutânea).

O objetivo é fornecer o suporte nutricional adequado para pacientes nestas condições clínicas impedidos de realizar a ingestão de forma espontânea. Entre as principais indicações para a gastrostomia endoscópica são os distúrbios de deglutição secundários, a doença de Alzheimer, AVC, neoplasia de cabeça e pescoço e neoplasia de esôfago.

A vantagem em relação a gastrostomia cirúrgica é por ser um procedimento minimamente invasivo, com menor risco de morbidade e mortalidade e oferece menor desconforto ao paciente. A equipe responsável pelo primeiro procedimento realizado com sucesso no HNSC foi: médico-endoscopista Dr. Carlos Eduardo Gerra Vilas, médico Dr. Paulo Rodrigo Fernandes Leal, anestesista Azemar da Silva Dorneles, enfermeira Mariana Teixeira Gomes e técnicas em enfermagem Fabiana Freitas e Adriana Santos Batista.




Data: 08.11.2017


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados