Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Itapetininga (SP) - HRI integra Programa “Parto Adequado”
 


 

Objetivo é implementar mudanças no modelo de assistência ao parto


O Hospital Regional de Itapetininga participou do Programa “Parto Adequado”representado pelo Dr. Marcelo Ikegami, coordenador médico da maternidade, juntamente com o gerente assistencial, Anderson André Almeida e a coordenadora da maternidade, Silvia Felicio. Esta é a segunda fase do programa que foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Belo Horizonte.


O Programa Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão do Ministério da Saúde, ‘Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós –parto.


As maternidades presentes listaram as barreiras e soluções para as mudanças de modelo na assistência ao parto adequado. O Programa Parto Adequado envolve a participação de 150 hospitais públicos e privados e é um projeto colaborativo que usa uma metodologia do IHI [Institute for Healthcare Improvement]. Iniciado na rede suplementar e se expandiu para a área pública. “Parto adequado é saúde e segurança para a mãe e o bebê. Não estimular o parto cesáreo a qualquer custo, e sim o parto certo na hora certa”, afirma o Dr. Marcelo Ikegami.


João Batista de Castro Lima, diretor clínico do Hospital Sofia Feldman, esclareceu sobre as ‘Diretrizes Nacional de Assistência ao Parto Normal’, recomendações do Ministério da saúde definidas em maio de 2017 para as maternidades brasileiras com o objetivo de qualificar o modo de nascer no Brasil, reduzir intervenções, difundir as melhores práticas e promover mudanças na prática clínica.


O Hub do Hospital Regional de Itapetininga é o Hospital Sofia Feldman, que foi representado por Vera Bonazzi, vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras, que reforçou as ações desenvolvidas pela instituição em prol das boas práticas no parto e nascimento, como o aprimoramento da enfermagem obstétrica e de equipes médicas.


Acompanhando esse olhar, a equipe de médicos e enfermeiras obstetras da maternidade do Hospital Regional de Itapetininga realiza em outubro, nos dias 02 e 03, um Treinamento Prático- ” Trabalho de Parto” - Centro de Simulação Realística no Hospital Albert Einstein a fim de otimizar a adesão do HRI ao programa.





Data: 29.09.2017


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados