Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Itu (SP) - Equipe da Santa Casa de Itu participa de treinamento sobre Atendimento ao Recém-nascido
 


 

Nos dias 07 e 08 de junho o Enfermeiro Fernando de Mattos, do Serviço de Educação Continuada, e as Enfermeiras Obstétricas Ana Cláudia Volpato e Carolina Oliveira Soares, da Santa Casa de Itu, organizaram treinamento da equipe de enfermagem para o "Atendimento ao Recém-nascido (RN) no Nascimento". O treinamento teve como objetivo atualização da equipe e desenvolvimento das habilidades específicas para atendimento ao RN.


Durante todo o treinamento foi desenvolvido o tema humanização no parto, a partir de práticas realizadas no hospital para gestantes e RNs. Como exemplo, acolhimento, comunicação adequada, para o parto normal, alimentação adequada até o momento em que a mulher entre em trabalho de parto, valorizando o respeito ao direito da mulher. Também foram trabalhados temas como uso da bola, banho morno e massagem para alívio da dor e como os RNs normais e saudáveis devem ser enxugados e aquecidos. A equipe multiprofissional desenvolve atendimento seguro e humanizado atendendo as necessidades específicas de cada cliente.


Cuidado
No nascimento, estima-se que 1 a cada 1000 RNs precise de intervenções como entubação, massagem e/ou medicações. Sabe-se que a maioria dos recém-nascidos nasce com boa vitalidade; entretanto, manobras de reanimação podem ser necessárias de maneira inesperada. São essenciais o conhecimento e a habilidade em reanimação neonatal para todos os profissionais que atendem RN em sala de parto.


Para a assistência ao recém-nascido, a anamnese materna é de extrema importância, os fatores antenatais e os relacionados ao parto estão associados ao maior risco de reanimação neonatal. No treinamento foram apresentados os materiais e equipamentos necessários para a recepção do RN com boa vitalidade; procedimentos como: identificação do RN, laqueadura cuidados com o cordão umbilical; Método de Credé, Antropometria, Prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K; Vacina contra hepatite B; Detecção de incompatibilidade sanguínea materno-fetal e Realização da sorologia para sífilis e HIV.


O atendimento ao RN com risco ou presença de líquido amniótico meconial, cuidados específicos ao prematuro, necessidade de aspiração de vias aéreas, entubação, massagem cardíaca e medicações foram apresentadas e desenvolvidas em um simulado.


Data: 29.06.2017


 


     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados