Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Taubaté (SP) - Hospital Universitário realiza campanha de Higienização das Mãos
 


 

Para marcar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 5 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário realizou, nos dias 4 e 5 de maio, a Campanha de Higienização das Mãos, envolvendo ações em todos os turnos de trabalho, atingindo mais de 400 colaboradores.

No primeiro dia de Campanha, as colaboradoras do SCIH percorreram diversas áreas do HU, cantando e dançando uma paródia da música ‘Onda, onda’ do grupo de axé Tchakabum. A letra da paródia falava sobre a importância da higienização correta das mãos, ensinando a realizá-la. O trabalho com a paródia foi uma criação da colaboradora Alcimara Gonçalves da Silva.

Já no segundo dia foi realizado um treinamento na entrada do refeitório, onde os colaboradores tiveram suas mãos pintadas com tinta guache, para que as lavassem enquanto estavam vendados. O objetivo era aferir se a lavagem de mãos estava sendo realizada corretamente.

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. "A higienização correta das mãos é a medida mais importante para o controle de infecções e para evitar a proliferação de microorganismos", explicou Dra. Marina Moreira, Coordenadora do SCIH do HU.


Confira a letra da paródia ‘Onda onda’:
Vou te explicar como higienizar as suas mãos
Se liga agora nesse passo a passo
30 segundos prestando atenção


Pra começar aplique o álcool gel na sua mão
Esfregue as palmas com as duas mãos abertas,
E esfregue o dorso fazendo pressão


(Mão direita) Mão direita, mão esquerda
Mão direita, mão esquerda 2x


Vou esfregar, friccionar, naturalmente vai secar
Vou esfregar, friccionar, naturalmente vai secar


Passou no dorsinho
Passou na palminha
Passou entre os dedinhos
Secou naturalmente, não precisa enxugar 2x


Vai no polegar, outro polegar
Punho, unha e dedo
Esfregue sem parar 2x
Mas se a mão sujou
É na pia, por favor! 3x


Então aprenda,
Assim a infecção não tem lugar 4x




Data: 06.06.2017


 



     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados