Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Taubaté (SP) - Com baixas temperaturas, HR aborda Doenças Respiratórias em palestra
 


 

Com a chegada do tempo frio e seco, o Programa Saúde na Comunidade do Hospital Regional, trouxe, ao final de abril, o tema “Baixas temperaturas e doenças respiratórias: Previna-se!” e reuniu um público de 40 pessoas.

A palestra trouxe a Médica Sanitarista do HR e Profª da disciplina de Saúde Pública da UNITAU, Dra. Maria Elisa Moreira, que falou sobre as principais doenças respiratórias e seus fatores de risco. A Médica explicou porque, durante o tempo frio, a incidência desse tipo de doença aumenta. “Durante o inverno e as baixas temperaturas as pessoas passam mais tempo em ambiente fechado, isso faz com que a transmissão de doenças respiratórias aumente. Além disso, a baixa incidência de chuvas piora a qualidade do ar e resseca as nossas mucosas, que são nossas defesas naturais”.

Dra. Maria Elisa também falou sobre a gripe. Seu tratamento é composto por muita hidratação, remédios sintomáticos e, em grupos de risco, o uso do tamiflu. É importante também que todas as pessoas indicadas tomem a vacina. Na gripe o paciente tem febre baixa por dois ou três dias, calafrios, mal estar, dor no corpo, na garganta, tosse e fadiga também fazem parte da doença. “A gripe deve se curar em 7 dias, caso haja complicações deve-se procurar um médico, já que passa a ser mais preocupante”, alertou a médica.

Para prevenir a proliferação do vírus da gripe é importante não utilizar medicamentos sem orientação médicas, limpar os objetos tocados com álcool e evitar entrar em locais fechados. “A maior parte dos cuidados depende de nós, são atitudes simples, como lavar as mãos. Peço que vocês compartilhem lá fora o que aprenderam hoje aqui, para que se evite a proliferação da gripe”, finalizou Dra. Maria Elisa.







Data: 31.05.2017


 


     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados