Início          Cadastre seu currículo       Carta de princípios Camilianos      Outras Unidades      São Camilo de Lellis      Contato

 
     
 

Profissionais do HSJSC são capacitados sobre condições de trabalho e qualidade de vida
 


 

Esta semana o Hospital São José e São Camilo integrou um treinamento sobre a saúde do trabalhador, promovido pelo Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que projeta ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância, este treinamento foi realizado através da Secretária municipal da Saúde, na Camara Municipal de Aimorés.

Os palestrantes explicaram os dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais, sendo que cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, àqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.(Portaria nº 2.728/GM de 11 de novembro de 2009).

O Hospital foi representado pela Enfermeira Danielle Franco, pelo presidente da CIPA Glauber Luiz, Coordenadora Administrativa, Nadir Lourenco e o técnico de enfermagem, Rodrigo Silva. Os participantes relataram que é muito importante envolver vários setores para poder ajudar na percepção, caso chegue algum cliente dentro dos casos preconizados pelo Ministério de Saúde, seja criança ou idoso, saber detectar se a pessoa estava em período de serviço para poder notificar. É uma forma de ajudar nos casos em que não tenha agenda do especialista no município.

“Este treinamento foi muito esclarecedor para a atenção primária que estava presente e para nós do Hospital que não tínhamos conhecimento da dimensão do que era CEREST e vimos através deste treinamento que podemos fazer muito pelos clientes que chegarem acidentados na resolutividade do problema”, afirma Nadir Lourenço.



Data: 02.05.2017


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
     
     
 

Todos os direitos reservados